segunda-feira, 25 de junho de 2012

Educação para um mundo sustentável

Nos últimos dias muitos olhares do mundo estavam voltados para o Brasil, pois aconteceu a Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Conferência teve dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. É muito bom ver os governantes direcionando políticas públicas para essa área, mas o futuro do planeta depende de cada um de nós.
A Educação ambiental se insere nesse contexto como elemento fundamental, com o objetivo de proporcionar uma transformação social visando conscientizar as pessoas para torná-las cidadãos responsáveis por suas ações e pela qualidade da vida no planeta.
Nossa sociedade valoriza as pessoas pelos bens adquiridos e são estimuladas pelos meios de comunicação a consumirem cada vez mais. Acredito que o grande desafio da Educação ambiental é fazer com que as pessoas repensem suas ações referentes ao consumo desordenado, evitando assim a produção excessiva de lixo e o desperdício.
A mudança começa em nós! Façamos nossa parte!
Falando em consumo selecionei um vídeo sobre a história das coisas. Vale a pena assistir!
Abraços! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário